domingo, outubro 05, 2008

mudanças











todos acabamos por mudar.




uns para melhor. outros, bem, para algo que não melhor.




é a lei da vida e poucas são as pessoas por quem esse fenómeno de mudança passa ao lado.




afinal de contas, se olharem para as vossas fotos de há dez anos atrás, vão reparar que, apesar de continuarem a ter a vossa imagem, ela mudou.




seja porque já não se usam aquele tipo de calças, seja porque mudaram o penteado (falando a sério, não usem o mesmo penteado por dez anos seguidos. isso não é parar no tempo. é morrer para o mundo...), seja porque, pura e simplesmente, não há grande coisa a fazer em relação ao aperecimento das rugas e dos cabelos brancos, ou à queda dos mesmos...




às vezes, mudamos porque nos apetece. evoluímos, ou regredimos, porque a dada altura da nossa vida tomamos a decisão de ser um pouco diferentes.




outras vezes, mudamos por motivos profissionais. provavelmente ninguem nos vai levar muito a sério naquele escritório se continuarmos a usar o cabelo comprido que usavamos no tempo de faculdade enquanto nos vestíamos todos de preto. não sei.




depois, há sempre uma terceira via dos factos que nos levam a mudar, relativamente relacionado com o segundo motivo: a sociedade em que nos inserimos.




pensem bem, há duzentos anos atrás, os homens usavam todos cabelo comprido. aqueles que já não tinham cabelo (acontece a todos) usavam peruca. era fashion, era moda, era a época.




com os tempos, foram as modas mudando e lá foram os homens cortando o cabelo cada vez mais curto.




não porque gostavam ou deixavam de gostar.




era o conceito sócio-económico em que se inseriam.




ora, se até agora estava a cingir o meu post à mudança de penteados, na verdade, o que eu estou a escrever é algo sobre a mudança que nos afecta a todos.




afinal de contas, as coisas mudam e as pessoas mudam com elas.




o sujeito que há vinte anos atrás entrava numa discoteca com fato amarelo e camisa cor-de-rosa, provavelmente, ou não, nos dias de hoje já leva umas cores mais sóbrias. mudou, talvez porque não quisesse, mas porque a sociedade assim o obrigou.




e bem, não são apenas as pessoas que mudam.




muda tudo.




mudam as casas que habitamos, mudam os carros que conduzimos (com excepção do meu...), mudam até as marcas a que nos habituamos.




que o diga o simpático bonequinho que encontramos quando nos dirigiamos ao multibanco, sempre sorridente, a piscar os olhinhos enquanto nos indicava que queria que inserissemos o nosso cartão para que ele nos pudesse dar o rico dinheirinho.




pois é. fruto da sociedade em que vivemos e do meio perigoso em que o bonequinho do multibanco se movimenta, o bonequinho perdeu algumas das suas caracteristicas. está mais simples, sem tantos detalhes. provavelmente porque já não tem tanta liquidez (crise financeira?) e, como se não bastasse, tem agora o coitado os dois braços no ar, já se preparando para ser rapatado, mais uma vez, enfiado na mala de uma qualquer carrinha topo-de-gama que acabou de trocar de detentor por carjacking, assaltado e, por fim, abandonado numa qualquer valeta, sozinho e indefeso.




sinais dos tempos, tempos dificeis.

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande verdade... faltou apenas (na minha modestíssima opinião) um pequeno apontamento: todos mudamos na aparência, a questão é que nos esquecemos frequentemente de evoluir na essência. :)

Meghy disse...

O Cabral sabe da minha revolta... tenho saudades do outro bonequinho do MB... este pisca o olho yah... e é mais moderno... mas eu, uma romântica dos quatro costados não me consigo habituar... é da maneira que gasto menos dinheiro :P [ou seja, como o boneco não me é apelativo, não vou, se não vou, não levanto dinheiro, se não levanti dinheiro... não gasto :)]