segunda-feira, março 16, 2009

civismo



a falta de civismo das pessoas continua a entristecer-me.
para os padrões dos tempos actuais, pode-se dizer que o meu carro não é propriamente pequeno.
até é grandito. admito.
e pelas dimensões do meu carro, eu sou um condutor que tem sempre um certo cuidado na forma como estaciona o seu carro.
muita boa gente chama-me "picuinhas" por isso.
inclusive, houve já pessoas que se chatearam comigo por não estacionar o carro onde elas disseram para estacionar porque se tratava de um local, embora perfeitamente adequado às dimensões do meu carro, era um local de estacionamento proibido.
até posso ser picuinhas. admito, mas faço-o a pensar em mim e nos outros.
afinal de contas, não faço aquilo que não gosto que me façam a mim e, consequentemente, tenho sempre o cuidado de estacionar em local de estacionamento permitido e ter o cuidado de estacionar com distancia suficiente dos outros carros de forma a que nem eles tenham dificuldades em sair do estacionamento devido ao meu carro, nem eu tenha dificuldade em sair por causa do deles.
não faço nada de especial ou extraordinário. é uma questão de respeito e civismo.
assim, e uma vez que eu sou um condutor que respeita os outros condutores, admito que me entristece acontecerem-me situações como as de hoje em que estacionei a uma distancia conservadora do veículo em frente e, quando saio do trabalho (cedo, por acaso), não consegui aproveitar o resto do meu dia porque me deparo com dois veículos a barrarem-me por completo a saído do meu.
é indecente o que as pessoas fazem para estacionar a porcaria dos carros e ainda é mais indecente que, não contentes por me bloquearem a saída do meu carro por completo e eu é que levo com as favas de ficar duas horas à espera para poder seguir com a minha vida, ainda estacionem em cima de uma passadeira.
é uma falta de civismo que eu não compreendo, até porque não faço tais coisas, mas é engraçado como as pessoas estacionam, bloqueiam os carros dos outros e nem sequer se importam que o carro fique parcialmente em cima de uma passadeira, podendo causar até atropelamentos, ou que a pessoa que ficou bloqueada fique horas imóvel porque não tem como sair.
isto já me aconteceu três vezes.
isto irrita-me, isto revolta-me e isto enoja-me enquanto condutor cumpridor do código e enquanto cidadão pagador de impostos.
assim, resolvi o assunto.
não, não foi desta que usei os meus para-choques de aço, mas foi hoje que chamei a polícia e o reboque.

4 comentários:

ATG disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ATG disse...

À porta da minha casa acontece precisamente o mesmo: pensam que por o carro ser pequeno que não tem a mesma largura que os outros. Então o que fazem? Decidem encostar os carros ao meu porque, saliente-se, "é pequeno", logo, deve conseguir sair dali através da sétima mudança que o carro tem e que quando a meto o faz deslizar para a direita e para a esquerda em vez de andar para trás e para a frente. Resultado: agora sempre que eu estaciono, em vez de deixar um espaço razoável entre o meu carro e o da frente, deixo um espaço suficientemente grande de modo a que se alguém me entalar por trás, eu tenho espaço suficiente pela frente. Alguém tem que estacionar noutra rua por causa disso? Azar, não me entalem o carro mais vezes...

Anónimo disse...

tiveste mais sorte k eu..O meu carro estava bem estacionado, não tava a tapar nenhum outro e mesmo assim uma aselha foi-me lá tocar com o carro dela...após o estrondo causado k fez com ke toda a gente do café se levantasse, ainda teve a lata de afirmar convictamente k não tinha batido no meu carro...pior , depois de se aperceber k contra factos não há argumentos, ainda tentou arranjar o argumento de ke sim, tinha colidido no meu veículo, mas ke não tinha causado akela "mossa", pior ainda foi quando foi para perto do meu carro com a amiga e astuciosamente tentaram limpar os riscos de tinta que indicavam a colisão de fresco...conclusão, não assinou declaração amigável, não esperou pela polícia de trânsito e além de me fazer perder a tarde toda, ainda me vai fazer perder o dia de amanhã para ir para a polícia de trânsito e para o seguro... Portanto zézix, não fales em falta de civismo porque não tens legitimidade lolol

Anónimo disse...

Também tenho problemas na estrada, principalmente por cumprir os limites de velocidade. Hoje por exemplo estava a viajar a 60 km/h numa estrada de limite 50km/h quando de repente o automóvel que ia a traz ultrapassa-me e trava a fundo a minha frente. Consegui evitar o acidente mas meti o meu carro na valeta. O condutor do veiculo começa a esbracejar e a minha esposa até comentou “ decerto ias muito rápido e ele sentiu dificuldades em ultrapassar”. Como ele estava a bloquear a passagem decidi ir falar com ele. Retirei a arma da gaveta por precaução e sai do carro. Quando estava a aproximar do outro condutor ele apenas põe a cabeça de fora e diz “A filha da puta da lata não anda mais”, e arranca de forma bruta. Mesmo sabendo que não posso fazer nada para o castigar, apenas dei participação na psp.